quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HORA A SANTA MÔNICA

Tenho percebido uma especial devoção a Santa Mônica crescendo em muitas comunidades. Muito desse crescimento decorre de um aspecto de sua vida relacionado à relação com seu filho, Santo Agostinho, antes da conversão dele à fé cristã. A ela recorrem muitas mães que vivem sofrimentos com seus filhos, principalmente quando eles se encontram afastados da fé em Deus e passam por diversas tribulações.
santa mônica santo agostinho
Mônica viveu em Tagaste, no norte da África, no 4º século da era cristã. Casada com um marido infiel e muito nervoso, suportou os sofrimentos desse casamento através da oração e de uma vida piedosa. Seu filho Agostinho lhe deu muito trabalho. A juventude do rapaz foi de grandes agitações, sobretudo ideológicas e de oposição ao cristianismo. Agostinho somente se converteu e recebeu o batismo em idade adulta.
A devoção a Santa Mônica decorre de sua constante oração pela conversão de seu filho. Agostinho se tornou cristão depois dos 30 anos de idade e credita sua conversão às orações de sua mãe e aos sermões de Santo Ambrósio (bispo de Milão). As mães que sofrem em suas vidas familiares encontram nela um modelo de fidelidade ao projeto de Deus para suas famílias, sobretudo na oração de intercessão por seus filhos.
santa mônica santo agostinho
De forma semelhante, outras iniciativas tomam essa mesma temática como motivação para atividades pastorais de incentivo às mães em sua vivência familiar. Um padre amigo já realizou em sua paróquia vários encontros chamados “Mães de joelhos, filhos de pé”. Fazendo um grande clamor pela vida de seus filhos, muitas mães recobram as forças e renovam o estímulo para não desistir de lutar pelas suas famílias e pelas vidas de seus filhos, muitas vezes envolvidos em grandes sofrimentos, sobretudo pelo abandono da fé.
Celebrada no dia 27 deste mês (véspera do dia de Santo Agostinho), Santa Mônica é modelo de mãe dedicada, que sofre por seus filhos, mas procura em Deus as forças para continuar de pé e lutar por sua felicidade. Que ela seja exemplo e estímulo para muitas mães que passam por sofrimentos, e sua intercessão alcance a bênção de Deus para muitas famílias. Santa Mônica, rogai por nós.
Fonte: jornal Testemunho de Fé - Pe. Leandro Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário