quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HORA A SANTA MÔNICA

Tenho percebido uma especial devoção a Santa Mônica crescendo em muitas comunidades. Muito desse crescimento decorre de um aspecto de sua vida relacionado à relação com seu filho, Santo Agostinho, antes da conversão dele à fé cristã. A ela recorrem muitas mães que vivem sofrimentos com seus filhos, principalmente quando eles se encontram afastados da fé em Deus e passam por diversas tribulações.
santa mônica santo agostinho
Mônica viveu em Tagaste, no norte da África, no 4º século da era cristã. Casada com um marido infiel e muito nervoso, suportou os sofrimentos desse casamento através da oração e de uma vida piedosa. Seu filho Agostinho lhe deu muito trabalho. A juventude do rapaz foi de grandes agitações, sobretudo ideológicas e de oposição ao cristianismo. Agostinho somente se converteu e recebeu o batismo em idade adulta.
A devoção a Santa Mônica decorre de sua constante oração pela conversão de seu filho. Agostinho se tornou cristão depois dos 30 anos de idade e credita sua conversão às orações de sua mãe e aos sermões de Santo Ambrósio (bispo de Milão). As mães que sofrem em suas vidas familiares encontram nela um modelo de fidelidade ao projeto de Deus para suas famílias, sobretudo na oração de intercessão por seus filhos.
santa mônica santo agostinho
De forma semelhante, outras iniciativas tomam essa mesma temática como motivação para atividades pastorais de incentivo às mães em sua vivência familiar. Um padre amigo já realizou em sua paróquia vários encontros chamados “Mães de joelhos, filhos de pé”. Fazendo um grande clamor pela vida de seus filhos, muitas mães recobram as forças e renovam o estímulo para não desistir de lutar pelas suas famílias e pelas vidas de seus filhos, muitas vezes envolvidos em grandes sofrimentos, sobretudo pelo abandono da fé.
Celebrada no dia 27 deste mês (véspera do dia de Santo Agostinho), Santa Mônica é modelo de mãe dedicada, que sofre por seus filhos, mas procura em Deus as forças para continuar de pé e lutar por sua felicidade. Que ela seja exemplo e estímulo para muitas mães que passam por sofrimentos, e sua intercessão alcance a bênção de Deus para muitas famílias. Santa Mônica, rogai por nós.
Fonte: jornal Testemunho de Fé - Pe. Leandro Cury

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coroa Angélica de São Miguel Arcanjo

 






Esta devoção foi ensinada e pedida pelo próprio Arcanjo à serva Antónia de Astónaco, em Portugal A devoção passou para outros países, foi aprovada por muitos bispos e até pelo Santo Papa Pio IX, que a enriqueceu de indulgências, em 08 de Agosto de 1851.

Método para rezar:
DEUS vinde em nosso auxílio.
SENHOR socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai, ao Filhos e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre.
Ámen.

Depois, deixando para o final as quatro contas que se sequem, toma-se a primeira conta grande do Rosário e reza-se a primeira saudação, Glória ao PAI e o PAI Nosso e nas três contas pequenas, três Ave Marias, como seque:

Primeira Saudação
Pela intercessão de SÃO MIGUEL e do coro celeste dos SERAFINS, fazei-nos SENHOR dignos do fogo da perfeita Caridade.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Segunda Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos QUERUBINS, pedimos SENHOR a graça de trilharmos a estrada da perfeição cristã.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Terceira Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos TRONOS, pedimos SENHOR que nos deis o espírito da verdadeira humildade.
Um PAI Nossa ... Três Ave Marias ...

Quarta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das DOMINAÇÕES, pedimos ao SENHOR nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir das nossas más paixões.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Quinta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das POTESTADES, pedimos ao SENHOR se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de satanás e dos demónios.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Sexta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das VIRTUDES, pedimos ao SENHOR a graça de sermos, vencedores no perigoso combate das tentações.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Sétima Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos PRINCIPADOS, pedimos ao SENHOR que nos dê o espírito de uma verdadeira e sincera obediência a Ele.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

Oitava Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os ARCANJOS, pedimos ao SENHOR nos conceder o dom da perseverança na Fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso.
UM PAI NOSSO ... Três Ave Marias ...

Nona Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os ANJOS, pedimos ao SENHOR que estes espíritos bem-aventurados nos guardem sempre, e principalmente na hora da nossa morte e nos conduzam à glória do Paraíso.
Um PAI Nosso ... Três Ave Marias ...

No final reza-se nas quatro contas grandes:
Um PAI Nosso ... (em honra de São Miguel Arcanjo)
Um PAI Nosso ... (em honra de São Gabriel)
Um PAI Nosso ... (em honra de São Rafael)
Um PAI Nosso ... (em honra do nosso Anjo da Guarda)

Termina-se rezando:
Antífona: Glorioso São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de DEUS, nosso admirável guia depois de Cristo; vós cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável protecção que adiantemos, cada dia mais, na fidelidade em servir a DEUS.
Ámen.

- Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de CRISTO.
- Para que sejamos dignos de Suas promessas.
Oração: DEUS, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhesses para príncipe de vossa Igreja o gloriosíssimo arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós Vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e Augusta Majestade, pelos merecimentos de JESUS CRISTO, Nosso Senhor.
Ámen.

TERÇO DOS HOMENS

TODA TERÇA - FEIRA ÁS 19:30 TERÇO DOS HOMENS NA CAPELINHA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.PARTICIPE.










domingo, 26 de agosto de 2012

QUARESMA DE SÃO MIGUEL







A quaresma de São Miguel começou com São Francisco que era devoto do Arcanjo, São Francisco sentia o desejo de experimentar no corpo e na alma a Paixão de Cristo sua dor e também o imenso amor por se entregar ao imenso sofrimento por nós.
No ano de 1224, realizou a primeira quaresma de jejum e oração no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: "Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma".
No dia 17 de setembro, durante a quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou, este tinha seis asas de fogo, e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o vôo, as dua últimas cobriam-lhe o corpo. E através desta visão Francisco pode compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.
Quando chegou a Festa em honra a São Miguel, Francisco desceu o Monte Alverner, este trazia nos pés e mãos os estigmas de Jesus, e como achava-se indigno de se tornar igual a Jesus que ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão.

Como fazer a quaresma:





Providenciar um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa. (Alguns padres recomendam também colocar a imagem do Padre Pio, e em sua honra rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue).
Todos os dias:
Acender uma vela benta.
Oferecer uma penitência.
Fazer o sinal-da-cruz .
Rezar a oração inicial;.
Rezar a ladainha de São Miguel .

Oração Inicial
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude Divina, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém
Sacratíssimo Coração de Jesus! Tende Piedade de nós. (três vezes)

Landainha de São Miguel Arcanjo
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte da verdadeira Fé, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório Vós a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.
Oração
Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

Missa dos catequistas




Neste domingo a igreja celebra o dia dos catequistas, e a paróquia Nossa Senhora do Carmo homenageou todos os catequistas. Confira as fotos da missa dos catequistas.